' Blog do Walter Lima: Campeão de matemática Ricardo Oliveira deixa exemplos bons em Senador Pompeu

LEIA TAMBÉM:

5 de mai de 2013

Campeão de matemática Ricardo Oliveira deixa exemplos bons em Senador Pompeu

Ricardo Oliveira é campeão não só campeão de matemática, mais um campeão de superação e de mostrar exemplos para todos que querem ver. No dia 02 de Maio ele esteve na cidade de Senador Pompeu região centro do Estado do Ceará, ministrando palestras nas escolas Profissionalizante e Liceu.
Ricardo Oliveira/Walter Lima


Durante a palestra Ricardo e seu irmão Ronaldo Oliveira da Silva mostraram vídeos de reportagens, que contam sua história e as dificuldades sofridas para entrar na escola, por sua deficiência física. Apesar de ter uma doença neurológica, que atrofia a medula espinhal e causar fraqueza nos músculos e ser quase tetraplégico, Ricardo Oliveira enfrentou muitos obstáculos para chegar onde chegou.

Com a dedicação de sua mãe Maria da Conceição, que lhe alfabetizava em em casa conseguiu entrar na escola, só os 17 anos, mais a professora ia até sua residência por ele morar na zona rural de Várzea Alegre, cidade que fica 447 Km de Fortaleza e dificuldades para frequentar a escola na sede do município em um caminho quase intrafegável.
Vendo sua inteligência resolveu enfrentar a unidade escolar mesmo indo em um carrinho de mão, levado pelo o seu pai Joaquim Oliveira da Silva. Durante esse tempo ele participou de várias olimpíadas, concorrendo com 20 milhões de alunos ficando entre os 500 melhores em matemática. Ganhou  5 medalhas de ouro e 2 prata na Olimpíada de matemática das escolas públicas, (OBMEP), 5 Ouro e 1 prata na Olimpíada de astronomia (OBA) e uma de bronze na Olimpíada de português, ainda o reconhecimento do Presidente Lula, que entrou com Ricardo empurrando a cadeira de rodas. 

Participou da palestra alunos, professores, populares, a vereadora Lúcia Aquino,PSDB Deodato Aquino,PEN, que batalhou para traze-lo até aqui. Ainda o diretor do Liceu Luiz Gonzaga, sempre preocupado com a educação do município.

Ricardo emocionou várias pessoas com sua história de luta, superação e vontade de vencer. Ele disse que desanimar é muito comum em um desafio, mais desistir nunca!

Envie fotos e notícias para walterlima_cantor@hotmail.com ou walterlimacantato@gmail.com  
Agradecemos sua contribuição!
Compartilhe, comente e sugira aos seus amigos o nosso blog. Mande sua notícia, também comunique erros clicando em contato. Nos encontre no facebook clicando em pagina blog do Walter Lima e depois curta.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários. Cautelosamente apreciaremos para liberação.
Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Blog do Walter Lima © Copyright 2011. Tecnologia do Blogger.