' Blog do Walter Lima: I Fórum das águas do Patu é marcado por ausência de representantes

LEIA TAMBÉM:

1 de abr de 2015

I Fórum das águas do Patu é marcado por ausência de representantes

Foto Walter Lima
O tema que trata da possibilidade de você leitor ficar sem água nos próximos dias, se as previsões do tempo se confirmarem não estão mobilizando os gestores do município de Senador Pompeu. Foi a impressão, que alunos, professores e instituições tiveram no I Fórum das águas que aconteceu na manhã desta terça,31, na escola Liceu. Na opinião da vereadora Lucia Aquino, autora do requerimento pedindo o encontro, o evento foi solicitado por ela, mais a preocupação deveria ser de todos, principalmente da secretária de agricultura e o gestor público municipal, segundo ela. 

O I Fórum que tratou do futuro das águas do açude Patu, que pereniza o Rio Banabuiú, teve a presença de estudantes da escola Liceu e escola profissionalizante, advogados, Semace, Cogerh, Dnocs, Cagece e  população. Na oportunidade o bacharelado em direito e ex-presidente da câmara municipal de Senador Pompeu Zenalto Bezerra lamentou que os órgãos sejam Expert em manipulação de dados. Citou que ninguém precisa de líderes e nem de mitos ou de pessoas inteligentes, que a sociedade precisa de homens de bom senso. Ainda questionou lamentando a falta do poder público municipal em debates como estes.  O advogado Natanael Alves citou a ausência da CAGECE nas reuniões anteriores e também lamentou a ausência do poder público, como dos vereadores. Ainda parabenizou a vereadora pela iniciativa.

Representando a vigilância sanitária do município, Daniel Duarte elogiou os trabalhos da CAGECE mais cobrou mais empenho da entidade. O engenheiro agrônomo Dr. Deodato Aquino, representando a Universidade Federal do Ceará apresentou um resumo da preocupação mundial com a água. Citou trechos do documentário Rio Banabuiú In Memoriam, lançado em Junho de 2014, retratando cenas degradantes, encaminhado no mesmo ano ao Ministério Público Ceará, Câmara Municipal e prefeitura de Senador Pompeu. 

Na avaliação de Deodato, baseado nos dados da Cogerh e Dnocs, com a confirmação das previsões de chuvas abaixo da média, em setembro de 2015, provavelmente a água não estará apropriada para consumo humano. O ambientalista com um grupo de pessoas havia alertado sobre o assunto em Agosto de 2014, porém nenhuma campanha de economia foi feito pelos órgãos compreendidos. O tema foi levado para escolas, colônia de pescadores, rádios e meios sociais. Anteriormente numa audiência pública em que participaram o prefeito Antonio Mendes,PT, Antonio Campos Agricultura e membros da ematerce foi revelado os dados da batimetria feita no reservatório Patu, em uma atitude responsável do gerente regional da Cogerh Luiz Cesar Pimentel.

Os dados da batimetria realizada em setembro de 2014 revelou cálculos previstos em agosto do mesmo ano pelo engenheiro agrõnomo Deodato Aquino. Em breve teremos os vídeos. ACOMPANHE OUTROS VÍDEOS NOS LINKS ABAIXO:
Assista ao documentário rio Banabuiú In memoriam clicando AQUI. 
Assista os Testes de transmissão VozAtiva-BlogdoWalterLima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários. Cautelosamente apreciaremos para liberação.
Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Blog do Walter Lima © Copyright 2011. Tecnologia do Blogger.