' Blog do Walter Lima: Sem água Senador Pompeu e região viverá caos

LEIA TAMBÉM:

16 de mai de 2015

Sem água Senador Pompeu e região viverá caos

Foto do vídeo:  Deodato Aquino
Diante da maior seca dos últimos 100 anos não é fácil. Ainda mais quando não há planejamento suficiente. Se tratando de políticas públicas para prevenção e convivência com a seca, é só balela. Desde de muito antes já se sabe os efeitos de uma grande estiagem. Porém, depois de décadas só se ver a política do assistencialismo, como carros pipa entre outras formas de deixar o povo na miséria. Grandes organizações que lutavam por esses direitos viraram construtoras, através de recursos investidos de propósito pelo governo federal. 

Na região centro do estado do Ceará não é diferente. Se tratando de Senador Pompeu a inércia tomou conta da máquina pública. Apesar de vários alertas sobre a possível crise de hídrica com o baixo nível da barragem Patu, que hoje atende o município de Milhã e comunidades vizinhas, não se viu ações dos órgãos competentes. Tão pouco dos responsáveis por dar bons exemplos como gestores.

O engenheiro agrônomo, mestre em irrigação e drenagem, doutorando na área agrícola pela Universidade Federal do Ceará, Dr. Deodato Aquino havia feito os estudos e alertado a população, autoridades, mesmo sem os dados oficias. Ele estava certo quando em Agosto deu o primeiro sinal. Quase 1 ano depois foi divulgado os dados da batimetria e constato-se, que seus cálculos teve diferença de apenas 10 carros pipa.    

O apoio das rádios locais, AM Patu, Sertão Central e Humaitá, como dos blogs, sites e entidades foram importantes. Com a luta foi possível adiar a desgraça anunciada antes. Muitos não acreditavam e agora estão lamentando a triste realidade. Enquanto isto, para os lados contrários ao sul, observa-se montes e baixas, com pedras, altos ou não, verdes de pasto. É possível se vê pessoas lavando calçadas e "aguando" terreiro.

Apenas estamos fazendo nosso papel de cidadão e homem da imprensa. Nossa última visita a barragem do Patu no dia 10 de Maio de 2015 nos trouxe remoço. É vida que segue. Apenas avisamos. Compartilhe e comente o vídeo, no nosso canal do youtube e no facebook. Nos ajude conscientizar!

Texto de Walter Lima
Acompanhe o vídeo abaixo:
Clique AQUI e veja outros vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários. Cautelosamente apreciaremos para liberação.
Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Blog do Walter Lima © Copyright 2011. Tecnologia do Blogger.