' Blog do Walter Lima: Senador Pompeu: Pároco repudia a forma de críticas e esclarece obra ao lado da matriz, alvo de polêmica

LEIA TAMBÉM:

21 de ago de 2015

Senador Pompeu: Pároco repudia a forma de críticas e esclarece obra ao lado da matriz, alvo de polêmica

Foto Valdecy Alves
Uma construção ao lado da Igreja matriz Nossa Senhora das Dores em Senador Pompeu, a 275 km de Fortaleza ganhou críticas através das redes sociais no último dia 20 de agosto, quinta-feira. Para os internautas e moradores do município, entre eles participantes das atividades da paróquia, a estrutura que está sendo erguida prejudica o patrimônio cultural, simbolo e cartão postal da cidade.

Uma das pessoas mais próximas ao vigário da cidade e funcionário da pároquia, Edmar Gomes se manifestou em defesa da construção dizendo: "Quando agente não sabe o que se trata as coisas, agente procura saber para não criticar, isso não faz parte do reino de Deus. Isso vai servir para as 9 noites de novenas porque a paróquia não é patrimônio para realizar as quermesse", disse ele em meio à dezena de manifestações contrárias.

Entre as pessoas contrárias a construção, está o estudante de filosofia da universidade Federal do Cariri, Ismael Lima, que é animador do bairro Patu. Em uma foto postada por ele por volta das 13:00 desta quinta,20, em Ihsmmaell Limmah começou surgir várias opiniões sobre o assunto.

"Não entendo uma construção atípica ao Patrimônio Histórico. Se as pessoas tivessem a coragem de se manifestar, verias que em todos os movimentos e pastorais possuem pessoas contra isso; até mais do que as que apoiam", disse Ismael apoiando os demais. 

O advogado Valdeclides Pires defendeu procurar o pároco para conversar sobre o assunto."O vigário precisa emitir uma nota sobre o tema e suspendê-la. Estamos diante de um patrimônio histórico e cultural', disse. 

Para o advogado e pesquisador Valdecy Alves (foto blusa azul abaixo) a Igreja matriz de Senador Pompeu se enquadra como patrimônio do município, como portador referência da identidade cultural da comunidade.

Na sua visão, além de ser um dos prédios mais imponentes da arquitetura municipal, está entre as igrejas mais bonitas do Estado do Ceará. Ele classifica que a construção ao lado da matriz é um crime porque viola o artigo 216 e 237 da constituição Federal, Estadual, nos artigos 5º - inciso IX  da lei orgânica Municipal.

Procurado pelo blog do Walter Lima, ainda na noite do dia 21, o padre da paróquia Nossa de Senhora das Dores, em Senador Pompeu, João Melo dos Reis, repudiou a forma como as pessoas criticaram a obra nas redes sociais e explicou a importância da construção. Rebateu as críticas dizendo: "que muitos nem na igreja vão. Deveriam se preocupar com outros assuntos, se manifestar contra a violência que assola a cidade, ao invés de se dirigirem as redes sociais, antes de procurar se informar do que está acontecendo na igreja. A gente está atrás é de paz e não de guerra", disse padre João. Ainda informou que, já havia pedido aos construtores para deixar o prédio nos padrões da matriz; com as portas e tudo que combine com a estrutura histórica,  antes modificada por outros padres. 

Foto Valdecy Alves
Sobre o prédio, ele (Padre) também nos informou que a estrutura não é colada com a Igreja e que está sendo construída para melhor facilitar nos trabalhos da paróquia, principalmente durantes as festividades religiosas. Ainda, que antes tudo foi decidido junto com o Conselho. Pe. João defendeu que em outras cidades há esse "puxadinho". E nem por isso houve essa forma de criticar. Ele ainda lamentou as ameaças de derrubarem a construção. 

Segundo o pároco tomará providências necessárias, mobilizará o Centro de Defesa dos Direitos Humanos e participará de reuniões com membros, que também repudiaram a forma como foi tratado o assunto,  para discutir, o que classificou como falta de respeito e críticas destrutivas, comentando que quando reformou, pintou a matriz, poucas pessoas elogiaram. Padre João Melo dos Reis disse, que não desistirá da obra, nem se trouxerem o Papa Francisco ao município. 


Fotos de perfis públicos no facebook. 

Confira os vídeos AQUI e nos inclua em seus favoritos. 
Envie fotos e vídeos por  walterlimaCAntato@gmail.com

3 comentários:

  1. E outra o padre apenas desconversou... Ele está cometendo um crime, está violando patrimônio histórico da cidade!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Se nem a população local tem o direito de opinar sobre algo que degrada o patrimônio de sua cidade, imagina o Papa que nem aqui mora e certamente se preocupa mais com aspectos religiosos que culturais e históricos.

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários. Cautelosamente apreciaremos para liberação.
Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Blog do Walter Lima © Copyright 2011. Tecnologia do Blogger.