' Blog do Walter Lima: ROMARIA EM SOLONÓPOLE: Comunidade aproveita procissão para protestar contra fechamento de Escolas.

LEIA TAMBÉM:

26 de set de 2015

ROMARIA EM SOLONÓPOLE: Comunidade aproveita procissão para protestar contra fechamento de Escolas.

Fotos cedidas por Dievhyssom Uchoa
Criança a partir de 6 anos estão sendo levadas para estudar em escolas da sede, tendo que abandonar unidades rurais. Alegação da prefeitura é redução de despesas. A comunidade da Vila Cachoerinha foi a Romaria de São Francisco De Assis, na madrugada deste sábado,26. 

A procissão que completa mais de 3 anos atrai centenas de fiéis todos os anos para caminhar do centro da cidade de Solonópole, até o distrito de Assunção, cerca de 20 km da sede municipal. O pároco Gilberlândio celebrou missa em homenagem ao padroeiro do distrito na igreja matriz de Assunção.

Como forma de chamar atenção mães de crianças prejudicadas desde o meio do ano prepararam um protesto com panfletagem e cartazes para informar os cristãos e não cristãos, a prática de transferência forçada de alunos da zona rural para a sede do município.

Um dos objetivos do movimento de panfletagem e faixas na escola Francisco Durval Pinheiro em Vila de Cachoeirinha, segundo os moradores era chamar atenção do prefeito que, participava do evento católico na madrugada deste sábado,26. Eles não negam que pedem o apoio das Igrejas porque se trata de crianças.

Fotoenviada pelo WhatsApp 
Uma das comunidades prejudicadas com 'fechamento de escolas' é o sítio Maretas a mais de 10 quilômetros da sede. As mães de alunos alegam que as escolas têm estrutura adequada suficiente para atender as comunidades vizinhas. 

O jornal O Povo e os pronunciamentos dos deputados estaduais Renato Roseno-PSOL e Leonardo Pinheiro - PSD na tribuna da Assembleia também chamaram atenção do Estado. Segundo a matéria do impresso e online do grande veículo de comunicação do estado, nos últimos 5 anos , 3.399 escolas rurais são fechadas no Ceará por economia

Depois de vários apelos ao Ministério Público, prefeitura, prefeito e secretaria de Educação, a promotora de Justiça que reponde pela comarca em Solonópole, Regina Mariana informou ao diário do nordeste(foto abaixo) que todas as medidas legais de competência do MP foram adotadas. E que a secretária de educação do Município fez os trâmites necessários para transferir os estudantes.


As famílias alegam ainda que, as duas escolas têm 200 alunos matriculados, baseados nos documentos, dentre os direitos na constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na lei de diretrizes e bases da educação.

Portanto, as crianças continuam sendo transportadas. Conforme algumas mães tem ocorrido uma série de transtornos com o transporte escolar do município. Durante esse pedido de clemência a promotora vistoriou os veículos. VEJA VÍDEO...

Estamos postando um vídeo em nosso canal do youtube link abaixo:
Aluguéis e compra de imóveis veja no site: http://www.bholanda.com.br/

Um comentário:

  1. AINDA tem o problema do ÔNIBUS QUE ESTA UMA BAGUNÇA E ELE NÃO FAZ NADA PARA SE ORGANIZAREM...

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários. Cautelosamente apreciaremos para liberação.
Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Blog do Walter Lima © Copyright 2011. Tecnologia do Blogger.