' Blog do Walter Lima: Macaxeira gigante impressiona moradores em Itapipoca no Ceará

LEIA TAMBÉM:

10 de jan de 2016

Macaxeira gigante impressiona moradores em Itapipoca no Ceará

Os moradores do município de Itapipoca, a 135 km de Fortaleza ficaram "absmados" com o tamanho de uma macaxeira encontrada no quintal de uma casa. As imagens foram divulgadas na internat através do WhatsApp pelo radialista e repórter Flávio Teixeira e logo ganham repercussão. 

A gigantesca Macaxeira foi encontrada no alicerce da casa de um senhor conhecido por António, segundo a mulher que fez a filmagem. A vizinha do morador não se identificou no vídeo, mais brinca e diz que "Francisco" teria ido pegar na macaxeira do seu António. Eles até medem a raiz. O peso ainda não foi revelado. 

De acordo com pesquisadores a mandioca ou macaxeira podem crescer dependendo muito do solo. No Acre, um pé de mandioca gigante foi colhido no sábado (2) pela família da dona de casa Maria Vilanir, de 50 anos. A raiz, que não foi medida e nem pesada pela família, foi colhida durante a mudança da idosa, que morava há quatro anos na Vila do Incra, no município de Porto Acre, a 78 km de Rio Branco. E o resultado foi uma mandioca bem maior do que as comuns. 


O professor Marivaldo de Paula, genro da dona de casa, disse ao G1 que a sogra cultivava o o pé há dois anos e nunca permitiu arrancar porque achava bonito.“Ela gosta muito de planta, frutas e verduras, e sempre cultivou na casa onde morava. Ela já tinha arrancado outro pé, mas só esse ficou desse tamanho. O solo lá é muito bom, tudo que planta dá”, conta.

O engenheiro agrônomo Rogger da Silva explica que a mandioca é uma dicotiledônea, da família Euphorbiaceae, mesma da seringueira, e o hábito de crescimento dela pode ser indeterminado.

“O solo dessa região possivelmente é arenoso, um solo típico para o crescimento da mandioca. O problema é que nós quando cultivamos mandioca não deixamos ela crescer a esse ponto. Nós cortamos antes, mas ela pode crescer indeterminadamente”, diz
Veja no vídeo:



                               O blog está no Facebook, no Youtube e no Twitter.
                           Publicidade

 Aluguéis e compra de imóveis veja no site: http://www.bholanda.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários. Cautelosamente apreciaremos para liberação.
Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Blog do Walter Lima © Copyright 2011. Tecnologia do Blogger.